O produtor musical, tour manager e booker Bruno Montalvão, há 15 anos no comando da Brain Productions Booking, durante uma recente aparição no podcast Fala VJ, comentou sobre a cena independente no Brasil e porquê ela não acontece. Além disso, Bruno afirmou que não existe mais crítica musical no Brasil.
Bruno já trabalhou com artistas como Planet Hemp, Racionais, MC’s, Vanguart e diversos artistas internacionais independentes, como a banda sensação do Indie Rock argentino Fin del Mundo, entre muitas outras.
“Não existe mais crítica musical no Brasil. Todo mundo é bom”, disse ele.
O produtor cultural Mauricio Gaia, um dos apresentadores do podcast, comentou: “Os caras têm medo de criticar e perder seguidores por falar mal de determinados artistas.”
Bruno Montalvão respondeu: “Então é por isso que eu perco seguidores [risos]. Mas não é falar mal, é falar a real. Você não pode dizer que um negócio ruim é bom. Não pode ter medo.
Ele acrescentou: “A imprensa no Brasil ela é calcada em Control C – Control V. Pega o release que chega, copia, bota ali, no máximo ele altera uma linha ou outra, mas ele pega o que foi escrito e coloca. Ou seja, não tem crítica porque o que vem escrito ali é para falar bem do artista, então ele vai e repete a mesma coisa que está escrita no release.
“Cadê a opinião? Cadê a visão do cara? O que ele sentiu? É simplesmente porque é meu amigo, ou porque eu gostei, ou porque a assessora é minha amiga?…
“Teve uma época que existia crítica musical no Brasil. Mas hoje em dia todo mundo tem medo da crítica, todo mundo quer ser amigo de todo mundo, todo mundo quer ser bonzinho, ninguém pode macular nada, ninguém pode falar nada. E desde quando uma opinião é falar mal? As pessoas estão muito mal acostumadas, é só aquele negóciozinho leite com pêra… A crítica faz você crescer.”
Por fim, a entrevista completa: