Para Dee Snider, a banda Tesla e a tendência do acústico foram o prego na tampa do “caixão do metal” nos anos 80. A afirmação partiu de um usuário do X e foi confirmada por Dee Snider que respondeu:
“Realmente mais um prego final no caixão. Quando você não está mais tocando instrumentos elétricos e apenas tocando baladas, você pode realmente chamar isso de “metal”? (Para registro, eu amo e sou amigo de @TeslaBand”
Em seguida, fãs responderam ao comentário de Snider:
“Por mais que eu tenha amado o show, eu meio que sinto que o MTV unplugged matou o metal. Tesla simplesmente capitalizou toda essa vibe ao fazer seu álbum acústico de jam de cinco homens. Mas eu entendo de onde você está vindo.”
“Concordo… Mas não apenas a Tesla.
Como músico local naquela época, fiquei perplexo com o que estava sendo chamado de 1metal1. Não me lembro de ‘Twisted Sister’ fazendo uma balada…”
“Jeff Keith foi meio que um vizinho por um tempo. Eu o respeito por ter uma fazenda inteira cheia de animais resgatados de um olho e três pernas.
De certa forma, concordo com isso… Mas não são os instrumentos acústicos. Na minha humilde opinião, foi a falta de superprodução do som deles.”
“Acho que o que feriu o metal foram as bandas que representavam essa gravadora nos anos 80 que estavam se tornando mais e mais polidas. Bandas como Trixter e Nelson que estavam sendo rotuladas como hair metal eram tudo menos isso. O Nirvana era despojado e sujo. Eles preencheram um vazio na hora exata.”
“A música alternativa nos anos 90 matou o metal. Seattle matou o metal. A MTV não exibiu mais Headbangers Ball e matou o metal.”
Really more of the final nail in the coffin. When you’re no longer playing electric instruments and only playing ballads can you really call that “metal”? (For the record I love and am friends with @TeslaBand) https://t.co/Qoj23thzGw
— Dee Snider🇺🇸🎤 (@deesnider) August 10, 2024