Os Dead Kennedys são uma das bandas definitivas do Punk Rock, disso não há dúvidas. Com uma abordagem inovadora e as letras incríveis de Jello Biafra, eles se consolidaram uma uma das principais referências e influências do gênero.
Biafra sempre se orgulhou das letras que escreveu, e já afirmou que algumas vezes que escreveu todas as letras da banda, mas isso não foi confirmado pelo guitarrista e membro fundador do Dead Kennedys, East Bay Ray. Durante uma nova entrevista à Guitar World, ele soltou essa:
“Se ele fez isso, por que nunca fez nada significativo depois de deixar a banda?”
Ele começou dizendo:
“Na verdade, compusemos como uma banda, onde, na prática, devido à química entre nós, era um caso de dois e dois igual a cinco, sabe? Nenhum de nós teve uma carreira solo maior que a do Dead Kennedys, o que, para mim, mostra o poder de um grupo de pessoas talentosas se juntando e criando algo muito maior do que a soma das partes.
Jello não escreveu as músicas. Eu sei que ele criou o mito de que escreveu todas elas, mas a questão aqui é: se ele fez isso, por que nunca fez nada significativo depois de deixar a banda?
Iggy deixou os Stooges e seguiu carreira; o mesmo aconteceu com Lou Reed com o Velvet Underground ou Morrissey com os Smiths . Onde está a carreira solo de Biafra com um monte de músicas ótimas? As músicas foram escritas de várias maneiras diferentes. ‘Cambodia’ começou como uma jam no estúdio de ensaio.
Outras vezes, eu tinha ideias para riffs que colocava em fitas cassete e Biafra encontrava as letras em seu caderno. Klaus [Flouride] também foi importante, pois era o músico mais treinado da banda e era bom em juntar as coisas. Poucas músicas foram escritas por uma só pessoa.”
Indagado sobre a possibilidade de uma reunião com Jello Biafra, ele respondeu:
“Não é um problema para mim ou para o Klaus. É o Biafra que recusa qualquer proposta para fazermos algo; não temos problema algum. Ele foi pego com a mão na massa e quer nos culpar por isso, mas ele nunca deveria ter metido a mão lá, para começo de conversa.”